sexta-feira, 18 de junho de 2010

Colegiado Nacional da Rede, realizado em SP, reflete sobre práticas educacionais e gestão escolar



Com várias surpresas e palestras instigantes, a Rede Pitágoras realizou, em São Paulo, já em clima de Copa do Mundo, na quinta e sexta-feira da semana passada, mais um colegiado Nacional. Com o tema “Da sua cabeça, nascem as mais variadas ideias”, o evento foi um rico momento de reflexão sobre as práticas educacionais e a gestão escolar. Na abertura, a Diretora Geral da Rede Pitágoras, Mônica Ferreira, ressaltou que a diversidade de ideias na escola é fruto da singularidade de cada um no processo educacional. Ainda na abertura das atividades, o auditório foi invadido por uma escola de samba que cantou vários enredos, exaltando os presentes a torcerem pelo hexacampeonato da seleção brasileira. Confira, ao longo desta semana, neste espaço, outras notícias sobre o Colegiado Nacional da Rede Pitágoras.


Zeca Camargo faz uma viagem pelo mundo da diversidade cultural17/06/2010

Ninguém mais apropriado para falar sobre o tema “Diversidade Cultural” do que o jornalista Zeca Camargo, apresentador do programa Fantástico da Rede Globo. Ele já deu várias voltas ao mundo, nas quais fez escalas em nada menos do que 94 países, levando a milhares de telespectadores e leitores de seus livros as impressões sobre as características de cada uma dessas culturas. Zeca participou do Colegiado Nacional da Rede Pitágoras, realizado na semana passada em São Paulo. Ele destacou a importância de se aprender, ainda na escola, a respeitar as culturas de cada um. “Não precisamos concordar com as ideias dos outros, mas sim respeitá-las. Se todos no mundo fossem iguais, viver seria um grande tédio”, ressaltou. Para ele, “as culturas são tão belas que não se pode rotular nada de exótico, mas sim de peculiaridades que fazem o ser humano crescer ao ter acesso a cada uma delas”.


Gabriel Chalita reflete sobre o papel do gestor de pessoas e ideias na educação
16/06/2010

O educador e escritor Gabriel Chalita foi um dos palestrantes do Colegiado Nacional da Rede Pitágoras, realizado na semana passada em São Paulo. Ele falou sobre o tema “Um novo conceito na gestão de pessoas e ideias” e ressaltou a importância do educador como uma liderança na escola. “O gestor de pessoas precisa estar perto da sua equipe, trabalhando com ela. É esse contato humano que nos permite ganhar as pessoas com as quais trabalhamos. E vale lembrar que o professor, em especial, é a alma da educação”, frisou. Chalita foi Secretário de Educação do Estado de São Paulo, é membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Ele destacou o papel da Rede Pitágoras como uma referência na gestão educacional do país.

Um comentário:

Josiane disse...

É com imensa satisfação que podemos notar a importancia da formação continuada, pois é com bases alicerçadas no conhecimento que a educação forma e transforma!