
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )
Esta semana a professora de Técnicas de Redação e Filosofia do ensino fundamental II do Colégio Tarsila, Josiane Barbosa, participou do 5 Seminário - O professor e a Leitura do Jormal, UNICAMP, realizado no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da UNICAMP, nos dias 14 a 16 de julho de 2010.A professora apresentou importante trabalho sob o título: : "Ciberespaço: a leitura de blogs e periódicos para a prática pedagógica" à luz da Análise do Discurso de linha francesa. O evento contou com importantes participações como Fabiano Ormaneze - Professor do curso de Jornalismo da PUC- Campinas e Prof. Dr. Amarildo B. Carnicel, professor de graduacáo e pós graduaçao - PUC - Campinas e CMU - Unicamp (foto).
Iniciado em 2002, o Seminário busca constituir-se em um espaço de incentivo ao “debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção da mídia, que interagem com os espaços escolares”, além de objetivar “promover o diálogo do jornal com outras mídias no horizonte dos processos de formação dos professores e da prática pedagógica; incentivar e estimular a produção e o intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências que tenham como foco aspectos relacionados com os usos da “Mídia na Educação”, entre outros objetivos.
Nessa quinta edição, o tema do evento é “Educação, Mídia e Formação Docente”, e a proposta de discussão centra-se em torno de três eixos: a educação como um processo não exclusivamente escolar; a mídia, bastante ampliada e modificada em função do crescimento do aparato tecnológico e a formação dos profissionais para o exercício do magistério dada a “permeabilidade da instituição escolar à cultura midiática e à sociedade contemporânea e o preparo necessário e urgente dos professores, na esfera da comunicação, das novas tecnologias e de suas linguagens, para a conquista de maior êxito em seu trabalho”.
Um comentário:
Vai lá Josi!uhul! \Ô
Postar um comentário