





Realizada no último dia 20 de outubro, ocasião em que também se realizou a última reunião de pais e mestres do ensino fundamental II, a Mostra Literária e Científica organizada pelas professoras Josiane Barbosa (Redação) e Maria Anita (Ciências) marcou o evento de maneira muito positiva e inesperada. Dentro dos temas Avanços tecnológicos e biodiversidade, a mostra casou dois pontos específicos: os avanços tecnológicos e o meio ambiente em Ciências casado com a Literatura de obras clássicas que fazem um paralelo com as questões do meio ambiente.
Abaixo segue o texto preparado pela professora Josiane que traduz o trabalho dos meninos dos 6° ao 9° anos que demonstraram responsabilidade e brilhantismo na execução das tarefas propostas:
"Quando caminhamos, não apenas observamos. Podemos ser interpelados por importantes considerações, podemos ser supreendidos e assim fazer da nossa trilha algo significativo. Essa é a proposta da presente feira: o resultado da surpresa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2010 Ano da Biodiversidade.
Com essa temática e o intento inicial de tratarmos o meio ambiente resolvemos casar nossas leituras ao tema e porque não dizer, ao mundo. Sim, a literatura como arte de expressão nos leva ao desvelar de nossa vivência, anseios e sentimentos, assim, ela conta o nosso ao redor, ela traduz a nossa vida. Diante disso, com o 9° ano, perpassamos por Graciliano Ramos – Vidas Secas e Histórias de Alexandre, relatando o clima seco tão bem retratado pelo autor.
Mudamos de ambiente para falarmos do urbano e entendermos que, muitas das vezes, o desrespeito e a desigualdade ecoam sentidos negativos também nas grandes cidades, assim, um drama social, dessa forma com o 6°ano expomos Amanhecer Esmeralda de Férrez. Depois refletimos em notícias, avatares para sermos lançados na toca do coelho de Carrol e junto ao 5° ano tratamos de Alice no País da Maravilhas, pois a obra nonsense leva-nos à uma garotinha que cresce e diminui e no momento do julgamento está do tamanho exato para a sua decisão.
Desse mundo de maravilhas partimos para o otimismo, afinal, ainda podemos acreditar em mudanças, assim, encontramos na representação do 8°ano a obra Poliana de Eleonor Porter a perspectiva da felicidade como uma questão de atitude. Por fim, rumamos com o 7° ano aos planetas do Pequeno Príncipe de Exupéry, porque nós, seres humanos, membros dessa biodiversidade, tema maior, somos decisivos para a melhora, ou, piora de todos os animais que compõem esse mundo, tanto que já temos avanços de nossa produção como a amostra de Avanços Tecnológico coordenado pela educadora Anita.
Está aqui o nosso dizer, um dizer que reflete na tecnologia e ciência, biodiversidade com ênfase no homem, pois esse por muitas vezes precisa desenhar uma jiboia engolindo um elefante para melhor entender e principalmente cuidar do mundo que ele mesmo cativou."
aproveitamos para parabenizar alunos e professoras pelo brilhantismo da mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário