A questão nuclear: a utilização de fontes limpas de energia e sua relação com a geopolítica e geofísica da Terra.
O tema catástrofes naturais e fontes de energia limpas estão em debate no Colégio Tarsila do Amaral. Os alunos do 9° ano do EF II e da 1ª série do ensino Médio estão trabalhando interdisciplinarmente os recentes acontecimentos no Japão, numa leitura plural dos entendimentos geopolítico das relações que envolvem catástrofes naturais, fontes de energia, assim como a reconstrução de países frente a ameaças de fenômenos físicos e enfrentamentos econômicos.
Usando como base científica para a discussão a teoria de Gaia defendida pelo ambientalista inglês James Lovelock que diz “a Terra é um organismo vivo e a saída para o 3° milênio na redução de poluentes seria a adoção das usinas nucleares em larga escala”, apontando como efeito maior das catástrofes a própria dinâmica da Terra, os alunos traçam uma leitura dos fatos atuais através de uma macro discussão da Teoria da Deriva (deixar que o meio urbano crie seus próprios caminhos), desenvolvimento econômico, geopolítica das potências, ameaça das espécies e o polêmico debate sobre a adoção da energia nuclear como fonte de energia viável para o próximo milênio.
Profª Selma Momesso
Geógrafa/ Socióloga
Um comentário:
Este trabalho começou simples,apenas uma pesquisa.E o resultado foi suspreendente...os alunos geraram um filme documentário.Nossos alunos estão de parabéns e com certeza com um futuro promissor a frente.Ticha
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